sexta-feira, 9 de abril de 2010

Cintos abdominais


Corretor postural

Data: 30/03/2010 / Fonte: Revista Proteção

Foto: J. Marseg

Presente no mercado preven­cio­nista há mais de 30 anos, a J. Mar­seg resolveu expandir sua área de atuação para a ergonomia. Para isso, pro­duziu a sua primeira linha de cintos abdominais flexíveis. O equipamento foi desenvolvido pa­ra proteger a coluna dos trabalhadores que constantemente levantam peso durante suas jornadas de trabalho, gerando, assim, má postura, dores nas costas, como as lom­balgias e lesões na coluna. Além da correção postural, o cinto também auxilia na diminuição da fadiga, possibilitando um melhor rendimento do usuário. Produzido com faixas de lycra e borracha, po­de ser usado durante 24 horas por dia.
Evita que o trabalhador assuma uma postura inadequada, pois com a devida compressão da coluna lombar fica bastante difícil para o trabalhador a adoção de posturas prejudiciais á sua coluna.

Para outras informações, entre em contato pelo e-mail j­mar­seg@jmarseg.com.br, site www.jmarseg.com.br ou fone (11) 2028-1001.

Dicas do Protegildo


Material e biológico e pérfuro-cortantes


Revista Proteção

Trabalhador de Usina morre em acidente com melaço

Atenção ao detalhe em negrito
Colina/SP - Um trabalhador morreu e outro ficou ferido em um acidente de trabalho na Usina São José, em Colina, na noite do dia 25 de março. Segundo o boletim de ocorrência, o melaço vazou quando era transferido de um tanque para um caminhão e atingiu o auxiliar industrial Cristiano Pereira Beirigo, de 22 anos. Ele sofreu queimaduras de terceiro grau em 90% do corpo e não resistiu. O motorista do caminhão também foi atingido, mas teve ferimentos leves, foi atendido na Santa Casa de Barretos e liberado.

A perícia policial esteve no local na manhã do dia seguinte ao acidente para apurar as causas. O delegado seccional de Barretos, João Osinski Júniora, disse que vai abrir um inquérito para investigar o caso. Um tio da vítima afirmou que Beirigo trabalhava na empresa há oito dias e que não havia passado por nenhum treinamento.

Segundo a direção da usina, o tanque onde houve o vazamento é novo. Em nota oficial, a Usina São José informou que está prestando toda assistência à família do trabalhador morto e que também investiga as causas do acidente.

Prevenção em unidades armazenadoras evita explosões


No Brasil, não há muita informação sobre ocorrências de sinistros envolvendo explosões de pó agrícola nas unidades armazenadoras. Isso tem acarretado uma total desinformação sobre as causas desses acidentes, bem como as consequências normalmente desastrosas desses acontecimentos. Essa desinformação tem resultado em abusos excessivos quanto à segurança das instalações armazenadoras devido à descrença com relação ao perigo de incêndio ou explosões de pó.

Atualmente, devido ao aumento da capacidade armazenadora do País, como também ao processamento em maior escala desses produtos, ocorrem acidentes tão graves que se tornam difíceis de passar despercebidos pela população.

Temos observado alguns noticiários de sinistros envolvendo explosões de pó agrícola com perdas materiais inestimáveis, bem como de muitas vidas. Face a esse tipo de acidente, mais do que nunca, é importante formar e treinar colaboradores para que tenham consciência na aplicação de normas de segurança nas áreas de armazenagem de grãos para evitar possíveis ocorrências envolvendo explosões de pó.

Este artigo busca apontar as causas das explosões de pós, e as medidas de prevenção, controle de pó, controle da fonte de ignição e sistemas supressores de explosão.

Influentes

Uma atmosfera é explosiva quando a proporção de gás, vapor ou pó é tal que uma faísca proveniente de um circuito elétrico ou do aquecimento de um aparelho provoca a explosão. Para que se inicie, três elementos são necessários: combustível + oxigênio + faísca = explosão.

A combinação acima forma o Triângulo do Fogo. Atualmente, é mencionado também um quarto elemento: a reação molecular formando, então, o Tetraedro do Fogo. Observa-se que o oxigênio do ar está presente em quase todo o processo produtivo em questão. É preciso saber que uma faísca ou uma chama não é indispensável para que se produza uma explosão. Um aparelho pode, por elevação de temperatura em sua superfície, atingir a temperatura de inflamação do gás e provocar a explosão.

Tecnicamente falando, uma explosão é uma onda de combustão ou de deflagração (que também é uma combustão com chama intensa) que se propaga livremente, inicialmente, movendo-se a uma velocidade menor que o som (300 metros por segundo). Se não confinada, essa frente de chamas viaja, no começo, com pouca rapidez, mas a velocidade aumenta logo após a ignição, formando uma onda de alta pressão. Como os processos industriais geralmente não são projetados para suportar as pressões desenvolvidas em uma explosão, ocorrem rupturas nos pontos mais fracos, liberando a onda de choque, geralmente acompanhada de fogo. Tudo com efeitos altamente destrutivos.

No Brasil, as explosões continuam desconhecidas, pois a maioria delas não é investigada com rigor, talvez por falta de conhecimento técnico e falta de normatização especial para o assunto.

Autor: Gilmar Tadeu Guerreiro Barbosa
Foto: Gilmar T. G. Brabosa


Confira o artigo na íntegra na Ediçao 219 da Revista Proteção

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Plano de Evacuação e Abandono de Área


Modelo de um Plano de Evacuação e Abandono de área



Gerenciamento de Risco


Técnicas de Análise de Risco

HAZOP - Razard Operations (Operações de Risco)

APP - Análise Preliminar de Perigo


Compromisso com a Segurança do Trabalho e Segurança Ambiental

Produquímica Igarassu
Localização: Rod. PE 41 Km6, Araripe - Cep: 53610-970 - Igarassu - PE
Produtos: Soda Cáustica, Cloro, Ácido Clorídrico e Hipoclorito de sódio.

Localizada em Igarassu (PE), é uma das principais unidades do Grupo Produquímica, especializada na fabricação de produtos do complexo Cloro-Soda. Certificada com os selos ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS – 18.001-2007, fabrica produtos como Soda Cáustica Líquida, Soda Cáustica em escamas, Cloro Liquefeito, Hipoclorito de Sódio, Ácido Clorídrico e Hidrogênio gasoso. Estes insumos são indispensáveis aos processos industriais de setores fundamentais da economia, como celulose e papel, alumínio, indústria química e petroquímica, mineração, metalurgia, têxtil, tratamento de águas e efluentes e outros.
A Unidade Igarassu é aquisição recente do Grupo Produquímica, tendo passado ao controle da organização em 2007. A fábrica tem papel relevante na história no setor químico brasileiro. Fundada em 1961 sob o nome Cia Agro Industrial Igarassu S.A, hoje denominada Igarassu Agro Industrial LTDA, foi pioneira na produção do complexo Cloro-Soda no Brasil e permanece entre as principais indústrias do Nordeste, com capacidade anual de produção de Soda Cáustica líquida superior a 32 mil toneladas/ano.


http://www.produquimica.com.br/versao/pt/grupo/unidades_industriais/unidade_caii.asp

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Nexo Técnico Epidemiológico - NTEp e Fator Acidentário de Prevenção - FAP

NTEp e FAP Objetivos:

- Elucidar dúvidas sobre a metodologia de construção do nexo técnico epidemiológico (NTEp) e do fator acidentário de prevenção (FAP).
- Discutir formas de aprimorar a implementação do NTEp e de se garantir que empresas sejam estimuladas a investir na prevenção de agravos ocupacionais.
- Discutir formas de aprimorar a participação da sociedade nas discussões referentes ás questões previdenciárias.

Trabalho arriscado 2




Instalação: Trabalhadores colocam sua vida em risco ao realizarem a instalação e a manutenção de ar-condicionados em edifícios de forma insegura. Nenhuma medida de proteção foi adotada.
Revista Proteção
Participe da votação para a edição 221, clique no link abaixo

Trabalho arriscado


Gambiarra: Algumas tábuas de madeiras cruzadas entre dois andaimes são os únicos instrumentos que sustentam três trabalhadores no alto de uma construção. Um deles ainda está sob uma escada.
Revista Proteção
Entre no site e vote na foto para a edição 221 do mês de maio

II Conferência Internacional sobre o Gerenciamento de Substâncias Químicas - Genebra 2009


workshop informações Apresentação:

A Segurança Química é atualmente objeto de uma abordagem intergovernamental que compreende convenções acordos e um sistema estratégico para o gerneciamento internacional de sustâncias químicas (SAICM), que tem como objetivo que até 2020 todos os países disponham de um sistema de gestão que implique em risco mínimo para a população e o meio ambiente. No período de 04a 08 e 10 a 15 de maio de 2009 forma realizados respectivamente em Genebra, na Suiça, dois importantes eventos: 4ª Conferência das Partes da Convenção de Estocolmo, que trata do banimento e da restrição do uso dos poluentes orgânicos persistentes e a II Conferência Internacional sobre Gerenciamento de Substâncias Químicas (ICCM II).
O Brasil esteve representado em ambos os eventos por órgãos de governo (Saúde, Trabalho, Meio Ambiente, Agricultura) e representações da indústria e de trabalhadores do setor químico. Ambos os eventos foram precedidos no Brasil pela Conferência Internacional Tripartite sobre Gestão Segura de Produtos Químicos, realizada na Fundacentro em parceria com a ICEM no período de 14 a 16 de abril de 2009.

Objetivo:

É apresentar aos profissionais envolvidos as principais resoluções dos três eventos citados, assim como discutir propostas de atuação conjunta para o incremento das ações preventivas sobre segurança química no Brasil.

Apresentação:

* Por Fernando Vieira Sobrinho:
II Conferência Internacional Sobre Gerenciamento de Substâncias Químicas ( II ICCM ) Genebra 2009


Notícias

Eventos internacionais abordam a Avaliação do Trabalho e Saúde Mental


Pela primeira vez, temática é trazida ao Brasil e pesquisadora da Fundacentro, Leda Leal Ferreira está no Comitê Científico


1/4/2010


Organizados pelo Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo juntamente com a Faculdade de Medicina desta Universidade, a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas e o Conservatoire National des Arts et Métiers (França), os eventos internacionais simultâneos PDT 2010 - VI Colóquio Internacional de Psicodinâmica e Psicopatologia do Trabalho/ CIPPT 2010 - I Congresso da Associação Internacional de Psicodinâmica e Psicopatologia do Trabalho, serão realizados entre os dias 21 e 23 de abril de 2010, no Hotel Intercontinental, na cidade de São Paulo, SP.

Os eventos, que têm como línguas oficiais, português e francês, discutirão como tema central, “Avaliação do Trabalho e Saúde Mental”, e pretendem proporcionar, a estudantes de graduação, estudantes de pós graduação, professores, pesquisadores e profissionais, oportunidades para interagir com pessoas ligadas a suas áreas particulares de especialização e disciplinas afins à psicodinâmica do trabalho, como ergonomia e atividade de trabalho, saúde do trabalhador, clínica da atividade, gênero e estilo, ergologia, agir organizacional, organização do trabalho, gestão de pessoas, psicologia social e do trabalho, sociologia do trabalho, e teorias do estresse.

O PDT 2010 e o CIPPT 2010, eventos de âmbito e reconhecimento internacional, têm como objetivo gerar um fórum de exposições e debates em torno da psicodinâmica do trabalho - visto a importância do desenvolvimento da área, em nível mundial, no que diz respeito à relação do trabalhar com a saúde mental. Também pretendem permitir aos participantes a troca de informações e de conhecimento com relação ao desenvolvimento mais recente do campo da avaliação do trabalho e da saúde mental, a apresentação e a discussão de temas oriundos de resultados de pesquisas e de ações desenvolvidas nos últimos anos em vários países e por vários grupos (oportunidade para consolidar os intercâmbios) e, sobretudo pretendem propiciar um melhor conhecimento entre as pessoas que atuam com as questões propostas pela psicodinâmica do trabalho.

Finalmente, trata-se de uma oportunidade para favorecer o diálogo com outras disciplinas que, de alguma maneira, tratam das questões do trabalhar, da saúde mental, do desenvolvimento profissional...

Espera-se atrair as mais importantes personalidades da pesquisa mundial a respeito, criando relevante fórum de discussão acerca do tema, tanto para a comunidade acadêmica como para a comunidade empresarial. Assim, pretende-se congregar cerca de 300 participantes, dentre professores e pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do Exterior, representantes de sindicatos, organizações profissionais e dos poderes públicos_ profissionais das áreas de engenharia de projeto, engenharia de produção, saúde do trabalhador, psicologia do trabalho, administração, arquitetura, design e gestão_ estudantes e demais interessados em temas relacionados a projetos de engenharia, projetos de produto, projetos organizacionais, projetos de sistemas de informação e engenharia de confiabilidade, segurança e higiene do trabalho, além de estudantes de graduação e pós-graduação das mais diversas instituições de ensino e pesquisa do país, visto o interesse em colocar a sociedade brasileira a par do que está ocorrendo na fronteira do conhecimento sobre o tema proposto e em desenvolver recursos humanos qualificados para assumir postura crítica diante de questão de tamanha relevância.

Planejados em torno de sessões plenárias e apresentação de trabalhos acadêmicos inéditos, os eventos contarão com a participação de pesquisadores e especialistas no tema da conferência e em áreas correlatas, além de convidados internacionais que deverão expor suas experiências nessas áreas, dentre eles, aproximadamente 20 participantes franceses já confirmados.

História

O primeiro Colóquio Internacional de Psicodinâmica e Psicopatologia do Trabalho foi realizado em 1997, em Paris/ França. Após este evento, mais quatro o sucederam, sendo o de 1999 voltado para o tema da Violência e o Trabalho, o de 2001 para a questão do Medo e da Ação no campo do Trabalho, o de 2004 para a questão de Novas Formas de Servidão e Psicopatologia e o de 2008, para o tema da relação entre a Clínica do Trabalho e da Psiquiatria. Todos foram realizados em Paris e tiveram público que variou entre aproximadamente 600 a 900 pessoas, contando com conferencistas renomados nas áreas de psicodinâmica e psicopatologia do trabalho. O VI Colóquio é o primeiro encontro internacional em psicodinâmica e psicopatologia do trabalho que se realiza fora da França e também será o primeiro Congresso da Associação Internacional de Especialistas em Psicodinâmica e Psicopatologia do Trabalho.

Clique em PDT 2010 para consultar o Programa Preliminar dos eventos.


Texto enviado pela Coordenação de Comunicação
Institucional - Depto. Engenharia de Produção - POLI /USP
com apoio da Assessoria de Comunicação Social da Fundacentro

Associação Nacional de Medicina do Trabalho - ANAMT



Volumes 4, 5 e 6 • Edição Especial • 2009






















Volume 7 • 2009





A ANAMT - Associação Nacional de Medicina do Trabalho é entidade médica que representa os médicos do trabalho e a medicina do trabalho com um todo. Fundada em 1968 tem prestado relevantes serviços aos trabalhadores brasileiros, aos médicos a ao governo.


terça-feira, 6 de abril de 2010

Evento - Lançamento da publicação - Espaços confinados: Livreto do Trabalhador

Espaços Confinados Objetivos:

A publicação Espaços Confinados- Livreto do Trabalhador é uma importante ferramenta didática para ser utilizada em treinamentos de trabalhadores autorizados a adentrar e desempenhar trabalhos de forma segura no interior de espaços confinados.
Espaço confinado é qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída e cuja ventilação existente seja insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou o enriquecimento de oxigênio. Nestes espaços, os acidentes costumam ser fatais.
O livreto baseado na NR -33 Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados apresenta definições, aplicações, riscos, medidas de controle, responsabilidades das empresas, direitos e deveres dos trabalhadores. É vedada a entrada e a realização de qualquer trabalho em espaços confinados sem a emissão da Permissão de Entrada e Trabalho-PET.
A prevenção é fundamental.

Sistema oxiacetilênico - Noções básicas

Para conhecimento da atividade de soldagem e corte oxiacetilênicos, também conhecido como trabalho a quente, onde através de equipamentos específicos e a utilização da mistura de dos gases oxigênio e acetileno são realizadas atividades de corte de estruturas metálicas com a utilização de maçarico e o processo de fusão de estruturas metálicas.

http://sites.google.com/site/profmarcelost/downloads/manual_sistema_oxi.doc?attredirects=0&d=1

Análise Preliminar de Risco

Segundo Tavares (2008), é o estudo realizado durante a fase de concepção ou desenvolvimento prematuro de um novo sistema, com o fim de se determinarem os riscos que poderão estar presentes na fase operacional.
Modelo

http://sites.google.com/site/profmarcelost/downloads/APR-MuitoBomModelo.xls?attredirects=0&d=1

Manual de Construção Civil


Caríssimos visitantes esse Manual de Obras Públicas-Edificações é um excelente modelo para adoção em diversos tipos de empreendimentos da Construção Civil, dada a sua abrangência.


Observação: sempre que for utilizado deverá ser informada a fonte do mesmo.


domingo, 4 de abril de 2010

Segurança Química em Laboratórios - Apresentação


Segurança Química em Laboratórios


Noções de Prevenção e Combate à Incêndios


Biosegurança - CARTILHA DE SEGURANÇA PARA O CAMPO E LABORATÓRIO


A pesquisa científica exige certas responsabilidades das quais não se pode abrir mão. Todas as pessoas envolvidas em um estudo, de campo ou de laboratório, devem estar conscientes dos riscos a que estão submetidas e das precauções que devem ser tomadas para se evitar acidentes.
Essa cartilha está voltada principalmente aos estudantes que estão ingressando em cursos que exigem biossegurança. As informações contidas neste trabalho foram retiradas das fontes citadas na bibliografia.
Para nós, do PET - Biologia da UnB, esta cartilha representa não apenas um orgulho extremo, mas também uma enorme responsabilidade. A perspectiva de este trabalho ser bastante útil para estudantes e pesquisadores da área das ciências biológicas, como agronomia, engenharia florestal e biomédicas, traz-nos a consciência de que estamos dando nossa contribuição ao progresso da ciência e da aprendizagem, e também à segurança de vidas humanas.
Desde já gostaríamos de deixar nossos agradecimentos à co-autora, revisores e demais colaboradores que contribuíram na realização dessa cartilha. Em especial agradecemos ao Instituto de Biologia por apoiar e patrocinar este trabalho.

Programa Especial de Treinamento
Tutora: Sônia Nair Báo (CEL/UnB)