sexta-feira, 18 de junho de 2010

Nanotecnologias geram inquietações no Brasil e no mundo

Simpósio internacional debateu impactos sobre saúde e meio ambiente

16/6/2010

A Fundacentro, em parceria com instituições envolvidas na temática nanotecnologia, realizou de 25 a 27 de maio de 2010, no auditório do Conselho Regional de Química, o Simpósio Internacional Impactos das nanotecnologias sobre a saúde dos trabalhadores e sobre o meio ambiente.

O evento contou com apresentações qualificadas e atualizadas sobre o tema e a participação ativa do público, composto por especialistas no tema, representantes de governo e empresas, profissionais de SST, meio ambiente, trabalhadores, membros de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), estudantes, professores, e consultores. Foi possível assim desenvolver uma discussão qualificada em torno dos temas propostos apresentados pelos conferencistas e debatedores convidados.

Os coordenadores avaliaram que o evento atingiu seus objetivos, permitindo a atualização de informações e o debate sobre os possíveis impactos dos nanomateriais no meio ambiente, sobre a nanotoxicologia e os resultados das pesquisas realizadas no Brasil.

Para a pesquisadora Arline Arcuri, as palestras internacionais mostraram que as dúvidas sobre os impactos que temos no Brasil são as mesmas apresentadas pelos palestrantes. “Isso significa que estamos no mesmo patamar”, ressaltou Arline. Paulo Martins, coordenador do Renanosoma, acrescentou que a única diferença é que os outros países possuem recursos para realizar as pesquisa. “Precisamos ter mais gente que se dedique ao tema”, completou Paulo. Para a pesquisadora Valéria Ramos os trabalhos orais e os pôsteres “permitiram conhecer em parte os resultados de pesquisas realizadas no Brasil”.

Os organizadores do evento geraram ainda um Manifesto Público, intitulado Direito à informação e recursos públicos para identificar riscos das nanotecnologias à saúde dos trabalhadores e ao meio-ambiente. Nesse documento, os promotores do evento e signatários expressam seu posicionamento sobre o tema.
Fonte: FUNDACENTRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário