sábado, 3 de abril de 2010

Cadernos de Saúde do Trabalhador da CUT - Acidentes do trabalho com máquinas - identificação de riscos e prevenção

O objetivo desta publicação é auxiliar os trabalhadores e seus representantes, membros de CIPA, sindicatos, comissões de fábricas e outros profissionais, a identificar os principais riscos mecânicos e medidas básicas para prevenção de acidentes do trabalho com máquinas.
Com a introdução da robótica e das novas tecnologias nas grandes empresas dos países industrializados, os riscos mecânicos vem sendo gradativamente superados e substituídos
por outros riscos mais diretamente relacionados à organização do trabalho. Um grande número de indústrias com utilização de tecnologias e máquinas obsoletas tem sido exportadas para os países em desenvolvimento. Nos processos tecnológicos mais avançados, onde ocorre a introdução da robótica, são os trabalhadores de manutenção os mais expostos aos riscos mecânicos. Estes riscos estão presentes ainda em setores de serviço, na indústria do l a z e r, onde a automação tem ainda pequena influência, e é nas pequenas empresas e industrias mais antigas que permanecem os problemas tradicionais de segurança em máquinas. Neste contexto, estes riscos estão ficando menos visíveis e menos óbvios, reforçando a necessidade de maior atenção e uma melhor identificação dos mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário