quinta-feira, 12 de agosto de 2010

SAÚDE MENTAL NO TRABALHO: DESAFIOS A ENFRENTAR


É crescente o número de pessoas com saúde mental afetada pelo ambiente de trabalho. As exigências, pressões e mudanças estão entre os fatores que cada vez mais contribuem para o estresse ocupacional. Funcionários dos mais variados níveis hierárquicos e de companhias de todos os segmentos têm apresentado distúrbios psíquicos. As empresas precisam voltar a sua atenção para as questões que envolvem a saúde mental dos funcionários. Essa atenção deve ir muito além da tradicional triagem psicológica no momento da contratação.

As repercussões pessoais e organizacionais do adoecimento mental no trabalho geram efeitos nocivos que justificam medidas de monitoramento e de prevenção. É necessário considerar as conseqüências do estresse ocupacional no sofrimento pessoal e na produtividade do trabalho. As responsabilidades empresariais precisam ser assumidas até mesmo para evitar ações trabalhistas, crescente no Ministério Público do Trabalho (MPT).

Os profissionais de diversos departamentos, tais como Recursos Humanos, Jurídico, Medicina e Segurança do Trabalho, Psicologia Organizacional e Administração, entre outros, devem estar preparados para adotar medidas preventivas e também para agir diante dos casos de comprometimento de saúde psíquica de funcionários. A atuação preventiva diminui as licenças do trabalho ocasionadas por doenças psíquicas e impacta positivamente a produtividade, a criatividade e o clima de trabalho. Doenças ou transtornos mentais são a terceira causa mais incidente nos requerimentos de auxílio-doença, e têm mantido curva de crescimento nos últimos anos.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário