sábado, 1 de maio de 2010

Primeiro de Maio - Dia Internacional dos Trabalhadores - Parte 4


Pelo quarto ano consecutivo, o Governo do Estado promove, amanhã, a grande festa de Primeiro de Maio, Dia do Trabalhador. O evento acontece na Quinta da Boa Vista, das 9 às 17h.

Além de levar uma unidade móvel para receber reclamações, sugestões e denúncias relacionadas a questões trabalhistas, a Secretaria Estadual de Trabalho e Renda estará voltada, este ano, para a saúde e segurança do trabalhador, por meio da Superintendência de Saúde, Segurança e Ambiente no Trabalho (SSSAT).


A novidade será a instalação da "Ilha de Qualidade de Vida", levando serviços como avaliação da saúde do trabalhador, proteção de voz e equipamentos de segurança, verificação e cuidados especiais da pressão arterial e glicose, além de shiatsuterapia, reflexologia, massagem, além do simulador de impacto, com apoio da Petrobrás e Transpetro.

A Superintendência de Saúde, Segurança e Ambiente do Trabalho, da Secretaria Estadual de Trabalho e Renda, foi criada pelo Governo do Estado e é a primeira no Brasil. Isto mostra que a responsabilidade do Governo não está em apenas colocar o trabalhador no mercado, mas em mantê-lo com segurança e saúde no seu ambiente de trabalho.

Dois milhões de trabalhadores morrem a cada ano de doenças ocupacionais e acidentes ocorridos no ambiente de trabalho,. Segundo relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), morrem mais de 5 mil pessoas por dia de problemas relacionados ao trabalho. O anúmero anual inclui as mortes de 12 mil crianças. Quatro de cada cinco acidentes fatais ocorrem com homens. No Brasil, os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais matam cerca de 57 mil pessoas por ano.

Acidentes fatais são apenas a ponta do iceberg. Dependendo do tipo de trabalho, para cada morte, ocorrem de 500 a 2 mil pequenos acidentes, comprometendo cerca de 4% do produto interno bruto (PIB) mundial. As substâncias perigosas matam 340 mil trabalhadores a cada ano, deste total cem mil morrem devido à contaminação por amianto.

Em 28 de abril de 1985, no Canadá, os trabalhadores se mobilizaram num movimento social com a seguinte luta: "relembre os mortos e lute pelos vivos". Em 2003, a OIT consagrou a data como o Dia Internacional das Vítimas de Acidente de Trabalho e Doenças Ocupacionais. No Brasil a data foi instituída em 2005, trazendo à tona a discussão sobre a responsabilidade das empresas por danos à saúde no ambiente de trabalho e a conscientização do trabalhador. A Secretaria Estadual de Trabalho e Renda levará ainda para a festa do Dia do Trabalhador serviço de intermediação de mão-de-obra, seguro-desemprego, balcão de emprego para deficientes (BED), cooperativismo e microcrédito e qualificação.

Os trabalhadores poderão contar ainda com apresentação de peça teatral, recreação infantil, finalizando com shows dos sambistas Diogo Nogueira, PC Castilho e Ana Costa.

Autor: Por Ascom da Secretaria de Trabalho e Renda

Nenhum comentário:

Postar um comentário