sexta-feira, 5 de março de 2010


Medidas de Segurança para manuseio e armazenagem de Produtos Químicos

1. Adquirir, sempre, a quantidade mínima necessária às atividades do laboratório. Produtos químicos faltando rótulo ou com a embalagem violada não devem ser aceitos.

2. Selar as tampas dos recipientes de produtos voláteis em uso com filme inerte, para evitar odores ou a deterioração do mesmo, se estes forem sensíveis ao ar e/ou umidade.

3. Não armazenar produtos químicos em prateleiras elevadas; garrafas grandes devem ser colocadas no máximo a 60 cm do piso.

4. Não armazenar produtos químicos dentro da capela, nem no chão do laboratório.

5. Se for utilizado armário fechado para armazenagem, que este tenha aberturas laterais ou na parte superior, para ventilação, evitando-se acúmulo de vapores.

6. Observar a compatibilidade entre os produtos químicos durante a armazenagem; e reservar locais separados para armazenar produtos com propriedades químicas distintas (corrosivo, solvente, oxidante, pirofosfóricos, reativo). Não colocar, por exemplo, ácidos próximos a bases; hidróxido de amônio deve ser colocado em armário ventilado, preferencialmente separado de outros produtos.

7. As áreas (prateleiras) ou os armários de armazenagem devem ser rotulados de acordo com a classe do produto que contém.

8. Manter na bancada a quantidade mínima necessária de produtos químicos. No caso de mistura de produtos, lembrar que a mesma possui o nível de risco do componente mais perigoso.

9. Considerar de risco elevado os produtos químicos desconhecidos.

10. Manter no laboratório substância(s) neutralizadora(s) para caso de derramamentos acidentais de produtos.

Um comentário:

  1. Boa tarde.
    Na fabricação de tanque polipropileno depois de fabricado temos que informar no lado externo quais são os produtos que suporta esse tanque

    ResponderExcluir