segunda-feira, 22 de março de 2010

Ar comprimido - Perigo da utilização na limpeza pessoal



AR COMPRIMIDO

PERIGO DA UTILIZAÇÃO NA LIMPEZA PESSOAL


Os dicionários de medicina definem o Enfisema Subcutâneo como: Presença de ar ou gases nos tecidos conjuntivos e subcutâneos. Uma definição mais simples seria: Ar debaixo da pele.

O ar comprimido é utilizado nas empresas, com pressões que variam de 60 a 110 libras. Esse ar é usado para múltiplos fins porém, nunca deverá ser empregado para a limpeza de roupas de trabalho, remoção de poeiras do corpo, cabelos e calçados. Não devemos em hipótese alguma, usar o ar comprimido para a limpeza de ferimentos ou mesmo para nos refrescar em época de calor pois, o ar pode atravessar longas distâncias por sob a pele e isso seria extremamente perigoso. Já houve casos de lesões fatais pelo uso inadequado do ar comprimido, o mesmo, ao penetrar o corpo através dos poros da pele, poderá ocasionar lesões nos órgãos internos.


A T E N Ç Ã O

• Um jato de ar comprimido suficientemente forte, proveniente de uma mangueira, poderá tirar um olho de sua cavidade ocular, romper um tímpano ou causar hemorragia interna ao penetrar nos poros.

• Um jato de ar comprimido a 100 libras de pressão, perto da superfície da pele, poderá penetrar por um ferimento ou escoriação e insuflar a carne (encher de ar). A lesão poderá ser fatal se ao chegar a penetrar em um vaso sangüíneo, provocar borbulhas, interrompendo a circulação do sangue. A esse tipo de ocorrência denomina-se, "embolia por ar".

• Um jato de ar comprimido a uma pressão de 40 libras apenas, poderá arremessar partículas de metais ou outros materiais, a velocidades tão altas, que os convertem em mini-projéteis, perigosos para o corpo e principalmente para o rosto e os olhos.

• O ar comprimido contém impurezas, tais como, partículas de óleo, materiais graxos e outras partículas reduzidas. Um jato de ar sobre a pele, introduz essas impurezas através dos poros, podendo causar sérias inflamações nos tecidos.

• Ao fazer uso do ar comprimido tenha muito cuidado, mantenha-o longe dos ouvidos, nariz, olhos, etc., sobretudo não o utilize na limpeza pessoal ou para se refrescar.

2 comentários:

  1. Muito bom,e exatamente o que eu procurava para apresentar num DDS. obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom tirou todas minhas duvidas, um colega meu tinha me dito isto e não acreditei, mais agora já estol bem informado, valeu

    ResponderExcluir