domingo, 28 de fevereiro de 2010

INSPEÇÕES DE SEGURANÇA DO TRABALHO

1. Objetivos:
a. Detectar problemas ou situações que possam contribuir para a ocorrência de danos ao patrimônio físico da empresa, bem como gerar lesões ou agravos à saúde dos trabalhadores.

b. Avaliar situações potencialmente geradoras de risco de acidentes em determinadas atividades, antes mesmo que ela seja executada.

2. Tipos de Inspeção

a. Inspeção Geral com Check List

Tipo de inspeção de segurança que abrange toda uma área geograficamente distinta da empresa, ou até mesmo, toda área da empresa, com o objetivo de vistoriar de modo geral todos os aspectos da segurança e da higiene do trabalho. Esse tipo de inspeção define previamente uma listagem de itens a serem inspecionados e se existem irregularidades em relação aos mesmos.

b. Inspeção de Rotina

Inspeções mais comuns de acontecerem. A rigor devem estar vinculadas ao dia-a-dia de todos os profissionais da área de segurança e saúde ocupacional. Visam à detecção a detecção de problemas logo no início da jornada de trabalho. Esse tipo de inspeção é realizado por profissionais como: supervisores, trabalhadores comuns em suas diversas funções e pessoal de manutenção.

c. Inspeção Periódica

Tipo de inspeção que é realizada com data e local previamente definido. Adotando-se para tanto um Cronograma que indicará os locais e periodicidade de inspeção adotada para cada setor listado. Tem como objetivo dar atenção às condições de segurança dos diversos setores existentes em uma empresa.

d. Inspeção Especial

Tipo de inspeção realizada em caráter extraordinário, quando há indícios ou algum elemento indicativo de problema que exige uma verificação mais profunda ou mais detalhada do que a efetuada numa inspeção de rotina.

e. Inspeção Eventual
Tipo de inspeção dirigida a certos equipamentos, detalhes de instalações ou de operações, sem dia ou horário predeterminados. Nesse tipo de inspeção – dirigida sem prévio aviso – podem ser obtidas informações que não seriam conseguidas em inspeção de rotina. Tais informações poderão ser suficientes para a adoção de medidas de ordem operacional, disciplinar ou administrativa em favor da segurança do trabalho.

f. Inspeção Oficial

Tipo de inspeção realizada por órgãos oficiais, como do Ministério do Trabalho e Emprego e Corpo de Bombeiros, por exemplo. O serviço de segurança e saúde ocupacional deve estar sempre preparado para atender aos agentes dessas inspeções oficiais, mantendo em dia certos documentos e informações que poderão ser necessários na ocasião, tais como: livro de atas de reuniões da CIPA; fichas de entrega e devolução de EPIs e Atestados de Saúde Ocupacional.

3. Resultados obtidos com as inspeções

a. possibilitar a determinação e aplicação de meios preventivos antes da ocorrência de acidentes;

b. ajudar a fixar nos empregados a mentalidade da segurança e da higiene do trabalho;

c. encorajar os próprios empregados a agirem como inspetor de segurança no seu serviço;

d. melhorar a inter relação entre os demais setores da empresa e o setor de segurança e saúde ocupacional;

4. Ciclo completo das Inspeções de Segurança

a. observação: verificação de todas as condições físicas das instalações, bem como de desempenho do pessoal em relação às questões de segurança e higiene do trabalho;

b. informação: comunicação das irregularidades detectadas aos responsáveis pela atividade onde ela foi observada.

c. registro: os itens detectados deverão ser registrados em formulários próprios, relatórios ou qualquer outro tipo de comunicação utilizada na empresa.

d. encaminhamento: depois de feitos, os registros deverão ser encaminhados aos setores competentes para que sejam tomadas as devidas providências, cabíveis em cada situação.

e. acompanhamento: toda recomendação de segurança que for registrada após as inspeções, deverá ser acompanhada pelo profissional a fim de que se tenha pleno conhecimento das providências adotadas para a solução dos problemas;

f. aprovação final: mesmo acompanhando todo o processo de execução, o profissional de segurança deve dar sua aprovação final ao trabalho efetuado, registrando de alguma forma se as soluções previstas foram plenamente atendidas ou é necessário a realização de algum ajuste.

Essas seis fases que completam o ciclo das inspeções de segurança procuram propiciar perfeito controle da situação, desde a observação inicial até o fim quando se esperam resultados favoráveis.



Bibliografia: Prática da Prevenção de acidentes: ABC da segurança do trabalho, Zocchio, Álvaro, 5ª. Edição, Ed. Atlas.

7 comentários:

  1. A aprovação final é seguida nas empresas e devidamente realizada pelos profissionais?? Ou acontece de inciar novamente o ciclo antes de se concluir a aprovação final??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa pergunta!!! gostaria de saber também...

      Excluir
    2. Geralmente pelos responsáveis pela inspeção, em reuniões geralmente com os empregadores. Assim ser feito um relatório final, com todas as observações, informações e coletas de dados em anexo. A aprovação final em si, é uma reunião que serão apresentadas um parecer, sem que haja nele juízos, apenas os dados. Enfim, posteriormente pode ser, se necessário apresentadas medidas corretivas, mitigadoras, e principalmente as PREVENTIVAS. Espero que tenha conseguido explicar!

      Excluir
  2. Pode ser acompanhado pelo profissional ou ao término do prazo dado para conclusão, momento este quando é dado o aprovo ou a liberação da área , setor ou equipamento.

    ResponderExcluir
  3. Achei muito didactica essa publicacao, gostei

    ResponderExcluir
  4. Achei muito didactica essa publicacao, gostei

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito dessa publicação, bem detalhada e rica de informações. Obrigada!

    ResponderExcluir