domingo, 15 de agosto de 2010

SINDUSCON PE


Prevenção
Campanha de Prevenção de Acidentes do Trabalho na Indústria da Construção Civil no Estado de Pernambuco


Até a data 21/06/2010, as equipes da campanha de prevenção de acidentes, visitaram este ano 256 canteiros de obras afim de identificar situações de risco e orientar quanto às soluções cabíveis.
Nesse mesmo período foram treinados 1900 trabalhadores em ''práticas de prevenção de acidentes''.

-Relatório 2007/2008 da Campanha de Prevenção de Acidentes do Trabalho da Indústria da Construção Civil no Estado de Pernambuco ( Publicado em fevereiro de 2010)

Livro 2007 - 2008 Projeto 1






A Campanha de Prevenção de Acidentes do Trabalho na Construção Civil, coordenada pelo SINDUSCON/PE e em parceria com o SEBRAE/PE, ao longo de doze anos, tem como aspecto principal a conscientização dos profissionais, no que tange ao atendimento das normas de segurança do trabalho dentro de um canteiro de obra.

A partir da parceria universidade-empresa na Campanha de Prevenção de Acidentes do Trabalho são repassadas soluções práticas em relação à segurança do trabalho para operários, mestres e engenheiros nos canteiros de obras, que são difundidas para a sociedade por meio da produção do conhecimento técnico-científico.

A ação da Campanha de Prevenção de Acidentes do Trabalho expõe a relevância da política de Segurança e Saúde do Trabalho - SST para a sociedade, divulgando os resultados do trabalho desenvolvido. Dos impactos positivos dos investimentos em SST no setor da construção civil destaca-se a diminuição dos acidentes dentro do canteiro de obras e, conseqüentemente, a redução dos custos com os acidentes de trabalho para o funcionário e seus familiares, para a sociedade e para a empresa.

A Campanha de Prevenção de Acidentes do Trabalho na Construção Civil representa uma das ações mais importante do SINDUSCON/PE, tendo como objetivo, a conscientização de empresários, trabalhadores e sociedade quanto à política de Segurança e Saúde no Trabalho – SST na indústria da construção civil, enfatizando a importância de se promover um ambiente de trabalho seguro, como forma de prevenção dos acidentes.

O processo construtivo no setor da construção civil envolve diversos riscos no ambiente de trabalho, sendo necessária uma política interna de SST. Tal fato implica na obrigatoriedade da adoção de práticas prevencionistas, tais como: capacitação, treinamento e conscientização dos seus funcionários quanto às questões de SST.

É neste campo onde atuam projetos específicos oferecidos pela Campanha, tal como a realização de palestras acerca da prevenção de acidentes do trabalho e pesquisa de condições inseguras no canteiro de obra.


Zeilo Luna Machado
Diretor de Segurança do Trabalho

Prof. Dr. Béda Barkokébas Jr.
Coordenador Técnico-Administrativo

Edinamarcos Fernandes do Nascimento Junior
Coordenador Operacional

»Download da Campanha de Prevenção de Acidentes do Trabalho no Estado de Pernambuco

Parte 1

Parte 2

Parte 3

http://www2.informazione.com.br/cms/export/sites/default/sinduscon/pt/arquivos/Campanha_2006_parte_3.pdf

Investir na qualidade de vida do trabalhador e em ações preventivas são instrumentos essenciais para desenvolver a prática de processos que reduzam e/ou eliminem os fatores de risco de acidentes dentro de um ambiente de trabalho.
Fonte:

Saúde e segurança, direitos que ampliam produtividade


Este “Manual de Segurança e Saúde no Trabalho para a Indústria da Construção Civil – Edificações” tem precioso conteúdo no sentido de promover o constante aprimoramento das condições laborais em um dos setores que mais geram mão-de-obra intensiva no Brasil. Trata-se da sétima publicação do gênero produzida pela Divisão de Saúde e Segurança no Trabalho do Sesi-SP. Com esta coleção, objetivamos motivar e orientar gestores e trabalhadores quanto a procedimentos capazes de reduzir os chamados riscos ocupacionais e seus efeitos.
O foco na prevenção, muito bem trabalhado pelo Sesi-SP nessa série de publicações, reflete a importância que a indústria paulista, por meio do Sistema Fiesp, tem conferido à melhoria da qualidade de vida dos recursos humanos, que constituem o mais importante patrimônio das empresas. A leitura deste manual, específico para o segmento de edificações, ajudará muito a indústria da construção a evitar acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
Ao criarmos e mantermos ambientes favoráveis à saúde e ao bem-estar dos trabalhadores, cumprimos obrigação inerente à Responsabilidade Social e, ao mesmo tempo, contribuímos muito para que as empresas melhorem, ampliem sua produtividade e conquistem resultados cada vez mais expressivos.



http://sites.google.com/site/profmarcelost/downloads/DownloadManualSSTConstrucaoCivil.pdf?attredirects=0&d=1