quarta-feira, 5 de maio de 2010

ABHO - Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais


Nova ferramenta para desenvolver e aperfeiçoar os conhecimentos dos profissionais de H.O.


Desde 1 de maio os higienistas ocupacionais e os profissionais que querem aperfeiçoar-se no campo da higiene ocupacional dispõem na INTERNET de um conjunto de informações e de ferramentas para ampliar seus conhecimentos na área. A ABHO é parceira da OHTA - The Occupational Hygiene Training Association e participante da divulgação e aplicação dos módulos de treinamento que agora estão sendo divulgados a nível mundial.

Para saber mais, acesse: http://www.ohlearning.com

A ABHO, como membro da IOHA - International Occupational Hygiene Association, estará trabalhando para disponibilizar, já em 2011, os conteúdos de treinamento em português para ampliar a especialização técnica nos diferentes temas da nossa atividade.

Em breve, outras informações sobre o projeto da IOHA/OHTA serão fornecidas aos membros da ABHO.

Colaboradores:
José Pedro Dias Jr. - membro HOC 019
Maria Margarida T. Moreira Lima - membro HOC 008

ABHO - Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais


Reunião de membros da ABHO discute mudanças na NR-15

Na noite de 9 de abril de 2010 foi realizada a primeira reunião técnica do ano com o objetivo de concretizar a proposta da atual Diretoria de maior integração entre os membros da ABHO por meio de reuniões periódicas na nova sede. Nessa oportunidade, os membros entenderam ser importante apresentar individualmente suas experiências profissionais, o que permitirá uma maior integração no futuro.

Dentro do tema da reunião "Atualização da NR-15" foi feito um histórico pela higienista Irene Saad do contexto em que foi elaborada a NR-15 e como foram propostos os atuais Limites de Tolerância da Portaria n. 3214/78. A partir desse patamar surgiram algumas propostas, em especial sobre referências que deverão ser consideradas pela ABHO em uma proposta de atualização da Norma Regulamentadora.

A Diretoria da ABHO pretende dar continuidade às discussões para buscar um encaminhamento junto à Comissão Tripartite Paritária Permanente - CTPP - durante a realização do V Congresso Brasileiro de Higiene Ocupacional a se realizar em setembro. Nesse sentido, todos os membros estão convidados a contribuir por meio de sugestões que devem ser encaminhadas à Secretaria da ABHO ou pela participação nas reuniões que se seguirão.

Nesta primeira reunião estiveram presentes:
Berenice Goelzer, Cleide Oshiro, Eduardo Elias, Francisco Kulcsar Neto, Gerrit Gruenzner, Irene Saad, Janaína Oliveira, José Arnaldo Tappis, José Calmon de Souza (repr. Juliana Schmitt), José Deusdedith Rezende, José Luiz Lopes, José Manuel Gana Soto, José Pedro Dias Jr., Maria Margarida Moreira Lima, Maurício Torloni, Mauro Ziwian e Valéria Madeira.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Ministério do planejamento Orçamento e Gestão - MPOG

Manual para os Serviços de Saúde dos Servidores Civis Federais

PORTARIA MOG Nº 1.675, DE 06 DE OUTUBRO DE 2006 - DOU DE 10/10/2006

Estabelece orientação para os procedimentos operacionais a serem implementados na concessão de benefícios de que trata a Lei 8.112/90 e Lei 8.527/97, que abrange processos de saúde, e da outras providências.

domingo, 2 de maio de 2010

SOBES - Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança

A ERGONOMIA NA ENGENHARIA DE SEGURANÇA

Valéria Barbosa Gomes - Engenheira de Segurança e Professora Universitária

A avaliação da movimentação manual de materiais pode ser avaliada utilizando-se critérios biomecânicos, fisiológicos ou psicofísicos:

— O critério biomecânico limita o efeito na coluna vertebral, na região lombo-sacral, este critério é muito importante em tarefas de levantamento não freqüentes;
— O critério fisiológico limita o stress metabólico e a fadiga associados a tarefas repetitivas de levantamento;
— O critério psicofísico, limita a carga de trabalho com base na percepção dos trabalhadores da sua capacidade de levantamento, que é uma medida aplicável a quase todas as tarefas de levantamento, exceto os de alta freqüência (acima de seis levantamentos por minuto).

Os estudos realizados e publicados em língua inglesa foram organizados por AYOUB e MITAL,1989, segundo o critério adotado: biomecânico, fisiológico ou psicofísico, tendo em vista os componentes da tarefa como freqüência, duração, tamanho do objeto, forma do objeto, pega,peso do objeto/força aplicada, estabilidade e distribuição da carga, altura vertical de levantamento/altura de aplicação da força, geometria do local de trabalho, distância percorrida/inclinação e tração, postura/técnica e levantamento/carregamento assimétrico. Foi verificado que os métodos não apresentavam a análise do levantamento manual de materiais utilizando concomitantemente os três critérios, apresentando portanto algumas vantagens e
desvantagens.
Alguns métodos não foram analisados por AYOUB e MITAL como o LEST (Laboratoire d'Économie et de Sociologie du Travail) e o OWAS (Ovako Working posture Analysing System). Dentre os métodos analisados, o método proposto pelo NIOSH (National Institute for Occupational Safety and Health) foi o único que utilizou a análise concomitante pelos três critérios, apresentando melhores resultados sob o ponto de vista da prevenção de acidentes. O risco de lombalgias associadas a levantamentos aumenta segundo as demandas da tarefa, isto é, o risco de lesão aumenta se as exigências da tarefa excedem a capacidade do trabalhador. O trabalhador que deve exercer suas tarefas em posturas desfavoráveis sente o aspecto desagradável da postura,
aumento da fadiga e a longo prazo, problemas funcionais graves. O funcionamento do
organismo fica prejudicado se ele experimenta regularmente uma sobrecarga estática. A ação de levantar pesos não agride apenas a coluna vertebral, pode causar agressões ao sistema locomotor; aumento de pressão intra-torácica; aumento da pressão intra-abdominal; alterações circulatórias e fadiga muscular.
Os trabalhadores têm cada vez mais observado dificuldades na movimentação segura de
materiais. O treinamento muito disseminado, tem se mostrado ineficaz na prevenção de lesões -
é indispensável o planejamento ergonômico da tarefa. A movimentação manual de materiais é um sistema ordenado e complexo que requer um entendimento amplo das relações de causa e efeito para uma total e eficiente adaptação do homem. Então é necessário o conhecimento de todos os componentes da movimentação (trabalhador - tarefa - ambiente) e a capacidade do homem em se adaptar ou se ajustar. A componente humana no sistema consiste em todos os elementos que definem ou descrevem a capacidade humana. Isto é, características físicas, sensoriais, psicomotoras, personalidade, treinamento/experiência, saúde e atividades no tempo livre. Enquanto os efeitos de algumas dessas características são bastante conhecidos e consistentes existem conflitos e informações contraditórias a respeito de outras, como personalidade por exemplo. Por outro lado, as pesquisas sobre limites físicos e biomecânicos se fundamentam em modelos diversos e não apresentam resultados uniformes. O planejamento do trabalho deverá eliminar ou reduzir a movimentação manual de materiais, diminuir a demanda da tarefa e minimizar movimentos do corpo.

Instituições ligadas à Prevenção de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho



Associação Brasileira para a Prevenção de Acidentes

A ABPA é uma entidade pioneira na área de prevenção de acidentes no Brasil, tendo sido fundada antes da publicação de qualquer legislação de caráter preventivo. O foco, até então, era o amparo aos acidentados, pois os acidentes eram considerados inevitáveis. O pioneirismo da ABPA se fez presente na criação do título honorífico de Prevencionista do Ano, em 1971, e na instituição do Concurso Anual de Segurança, lançado em 1983.

Foi contribuição inovadora da ABPA a realização do Encontro Nacional de Segurança, Saúde e Meio Ambiente, o ENASSMA, evento que congrega governo, entidades empresariais e centrais sindicais. Nas primeiras vezes em que foi realizado, pouco se falava em SMS (ou, na gestão integrada de segurança, meio ambiente e saúde) e a ABPA, no entanto, já oferecia aos empresários, profissionais e estudantes, a oportunidade de participar de um evento que contava com a participação de profissionais do mais alto gabarito técnico, com temas e abordagens até então inéditos no Brasil.