sábado, 3 de abril de 2010

Cadernos de Saúde do Trabalhador da CUT - Acidentes do trabalho com máquinas - identificação de riscos e prevenção

O objetivo desta publicação é auxiliar os trabalhadores e seus representantes, membros de CIPA, sindicatos, comissões de fábricas e outros profissionais, a identificar os principais riscos mecânicos e medidas básicas para prevenção de acidentes do trabalho com máquinas.
Com a introdução da robótica e das novas tecnologias nas grandes empresas dos países industrializados, os riscos mecânicos vem sendo gradativamente superados e substituídos
por outros riscos mais diretamente relacionados à organização do trabalho. Um grande número de indústrias com utilização de tecnologias e máquinas obsoletas tem sido exportadas para os países em desenvolvimento. Nos processos tecnológicos mais avançados, onde ocorre a introdução da robótica, são os trabalhadores de manutenção os mais expostos aos riscos mecânicos. Estes riscos estão presentes ainda em setores de serviço, na indústria do l a z e r, onde a automação tem ainda pequena influência, e é nas pequenas empresas e industrias mais antigas que permanecem os problemas tradicionais de segurança em máquinas. Neste contexto, estes riscos estão ficando menos visíveis e menos óbvios, reforçando a necessidade de maior atenção e uma melhor identificação dos mesmos.

quarta-feira, 31 de março de 2010

Ordens de Serviço: Dever e direito


Em tempos onde a sofisticação ganha quase todo espaço dentro de nossa área e que em muitas vezes a PREVENÇÃO SHOW toma o lugar da PREVENÇÃO DE ACIDENTES tratar sobre ORDENS DE SERVIÇO pode parecer algo pequeno demais.

Verdade que muitas empresas hoje tem uma coleção bem completa de procedimentos e que eles estão disponíveis na “rede”. Pena que em boa parte delas a grande maioria daqueles que estão mais expostos aos riscos e perigos não tenham nem mesmo um terminal para consulta.

Verdade que nos últimos anos mais tentando se defender em processos do que fazer prevenção escreveu-se quase sobre tudo. Pena que muito do que se escreve não consegue ser entendido por aqueles precisam mais das informações preventivas.

Costumo sempre dizer que sabiamente as ORDENS DE SERVIÇO estão inseridas na primeira das Normas Regulamentadoras, até porque é através delas que as coisas devem começar. Não há “jogo bom” sem que as partes envolvidas tenham pelo menos uma mínima noção das regras do que estão jogando e assim não há programa de prevenção bom sem que os trabalhadores sejam formalmente orientados sobre os riscos e perigos daquilo que fazem. Parece obvio que o melhor PPRA do mundo pouco ou nada serve quando os principais envolvidos no cumprimento dele nem mesmo sabem a que tipo de risco e perigos estão expostos e os cuidados que devem tomar para a prevenção.

É muito importante ressaltar que o grande objetivo de qualquer “comunicação” é atingir o seu objetivo. Com isso quero dizer que quando pensamos em ORDENS DE SERVIÇO devemos acima e antes de tudo lembrar que trata-se de um PROCEDIMENTO que precisa ser entendido pelo trabalhador. Então pouco ou nada adianta escrever tratados de prevenção – antes é importante elaborar um documento que seja interessante levando em conta seu tamanho e linguagem. Lembrar também que o modismo dos “modelos prontos” não quer dizer que exista um modelo único e cada realidade merece análise especifica.

Você lá leu a Norma Regulamentadora nº 1 ? Muita gente ainda não e pior do que isso – muita gente que atua em nossa área. Nela entre outras coisas esta escrito no item 7.b que é obrigação do empregador “ELABORAR ORDENS DE SERVIÇO SOBRE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO, dando CIÊNCIA AOS EMPREGADOS....” . Descreve ainda que as Ordens de serviço devem servir para prevenir atos inseguros, divulgar as obrigações e proibições, informar a possibilidade de sanções, determinar os procedimentos em casos de acidentes e doenças do trabalho e adotar medidas para eliminar ou neutralizar insalubridade. Logo abaixo, no item 7.c cita que também é obrigação do empregador – entre outras – informar aos trabalhadores os riscos profissionais que possam originar-se dos locais de trabalho e os meios ara prevenir tais riscos.

Nada melhor para atender a tudo isso e ainda trabalhar a prevenção do que uma ORDEM DE SERVIÇO bem feita e completa. Feita com a clareza que a prevenção merece e na linguagem que o trabalhador assimila – não importa o formato – mas a capacidade de ser de fato um instrumento para a prevenção.

Vale lembrar que boa parte dos acidentes de trabalho nas empresas ocorrem pelo descumprimento de normas das mais simples e que isso ocorre porque os trabalhadores não foram conscientizados quanto ao assunto. Lembremos que informação e diferente de conscientização e que assim devemos entender que as Ordens de Serviço merecem um ou mais eventos para sua IMPLANTAÇÃO – ou seja – explicar aos trabalhadores o porque das normas e sua finalidade.

Para mim a boa prevenção precisa ter em suas bases o jeito e a simplicidade da nossa terra e mais do que tudo – ser capaz de muito mais do que dar a sensação de segurança – evitar acidentes.

Cosmo Palasio de Moraes Jr.
Técnico de Segurança no Trabalho

Dia 28 de Abril


Dia Mundial em Memória às Vítimas de acidentes do trabalho.


Evento Nacional.


Dia 28 de Abril - dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho

Programação em Pernambuco

http://sites.google.com/site/profmarcelost/downloads/Programacao28deabril-2010%5B1%5D.doc?attredirects=0&d=1

Golpe Militar de 31 de março de 1964 - Não dá para esquecer


Não dá para esquecer, tamanhas foram as cicatrizes sociais impostas a um povo tão sofrido.

O Golpe Militar de 1964 designa o conjunto de eventos ocorridos em 31 de março de 1964 no Brasil, e que culminaram no dia 1 de abril de 1964 em um golpe de estado. Todavia, para a maioria dos militares, chamar o golpe de Revolução de 1964 estaria associado à ideia de futuro, de esperança e de um tempo melhor, algo prometido para a população. Esse golpe encerrou o governo do presidente João Belchior Marques Goulart, também conhecido como Jango, que havia sido democraticamente eleito vice-presidente pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) – na mesma eleição que conduziu Jânio da Silva Quadros à presidência pela União Democrática Nacional (UDN).

Jânio renunciou ao mandato no mesmo ano de sua posse (1961) e quem deveria substituí-lo automaticamente e assumir a Presidência era João Goulart, segundo a Constituição vigente à época, promulgada em 1946. Porém este se encontrava em uma viagem diplomática na República Popular da China. Militantes então acusaram Jango de ser comunista e o impediram de assumir seu lugar como mandatário no regime presidencialista.

Depois de muita negociação, lideradas principalmente pelo cunhado de Jango, Leonel de Moura Brizola, na época governador do Rio Grande do Sul, os apoiadores de Jango e a oposição acabaram fazendo um acordo político pelo qual se criaria o regime parlamentarista, passando então João Goulart a ser chefe-de-Estado.

Em 1963, porém, houve um plebiscito, e o povo optou pela volta do regime presidencialista. João Goulart, finalmente, assumiu a presidência da República com amplos poderes, e durante seu governo tornaram-se aparentes vários problemas estruturais na politica brasileira, acumulados nas décadas que precederam o golpe e disputas de natureza internacional, que desestabilizaram o seu governo.

O Golpe de 1964 submeteu o Brasil a um regime alinhado politicamente os Estados Unidos da América. O regime militar durou até 1985, quando, indiretamente, foi eleito o primeiro presidente civil desde as eleições de 1960, Tancredo Neves.

Declaração Universal dos Direitos Humanos


É sempre bom lembrar, para quem esqueceu de sua condição de ser humano. É sempre bom tomar conhecimento, principalmente àqueles a quem são negados os direitos.


terça-feira, 30 de março de 2010

Dicas de segurança


DICAS DE SEGURANÇA:

1. A distração é um dos maiores fatores de acidentes.Trabalhe com atenção e dificilmente se acidentará.
2. Seus olhos não se recuperam depois de perdidos.Use óculos protetores sempre que o seu trabalho o exigir.
3. Quando não souber ou tiver dúvida sobre algum serviço, pergunte ao seu chefe, para prevenir-se contra possíveis acidentes.
4. As suas mãos levam para casa o alimento para a sua família.Evite pô-las em lugares perigosos.
5. Comunique ao seu chefe toda e qualquer anormalidade ou defeito que notar na máquina ou ferramenta que for utilizar.
6. Não improvise ferramentas, procure um que seja adequada para seu serviço.
7. Lembre-se que você não é o único no serviço e que vida do seu companheiro é tão preciosa quanto a sua.
8. Utilize em seus trabalhos ferramentas em bom estado de conservação, para prevenir possíveis acidentes.
9. Coopere com seus companheiros em beneficio da segurança de todos e siga os conselhos de seu chefe.
10. Manda a lei que o seu patrão forneça os equipamentos de proteção que você necessita para o trabalho, mas você também está obrigado a usá-los, para prevenir acidentes e evitar as doenças profissionais.
11. Mostre ao seu novo companheiro os perigos que o cercam no trabalho.
12. Cada acidente é uma lição que deve ser apreciada, para evitar maiores desgraças.
13. Todo acidente tem uma causa que é preciso ser pesquisada, para evitar a sua repetição.
14. Se você for acidentado, procure logo o socorro médico adequado. Não deixe que “entendidos” e “curiosos” concorram para o agravamento de sua lesão.
15. Se você não é eletricista, não se meta a fazer serviços de eletricista.
16. Procure o socorro médico imediatamente, se você for vitima de um acidente. Amanhã será tarde demais.
17. As maquinas não respeitam ninguém: mas você deve respeitá-las.
18. Atenda às recomendações dos Membros da Cipa e de seus chefes.
19. Conheça sempre as regras de segurança da seção onde você trabalha.
20. Conversa e discussão no trabalho predispõem a acidentes pela desatenção.
21. Leia e reflita sempre os ensinamentos contidos nos cartazes e avisos sobre prevenção de acidentes.
22. Habitue-se a trabalhar protegido contra os acidentes, use equipamentos de proteção adequados ao seu serviço.
23. Conheça o manejo dos extintores, você pode ter necessidade de usá-los algum dia.


Ginástica Laboral - Que cuidados devemos ter ao implantar esse programa na Empresa


Ginástica Laboral é coisa séria.
Esse artigo do Conselho Federal de Educação Física nos mostra a seriedade da implantação de um programa de ginástica laboral.